Como Chegar

Clique no mapa e veja como chegar

 

conhecendo o ciclo de trabalho do seu motor

Sempre sou consultado por meus clientes sobre a quilometragem de troca do √≥leo do motor do seu ve√≠culo, pois os manuais do propriet√°rio trazem as informa√ß√Ķes sobre as trocas, e nestas informa√ß√Ķes s√£o indicados geralmente duas formas de uso do ve√≠culo: uso normal e uso severo. No uso normal principalmente em ve√≠culos a Diesel, √© indicado os 10.000 Km para a troca, e no uso severo aconselha-se a troca com a metade da quilometragem ou seja, 5.000 Km. Pois bem, os manuais n√£o referendam o que seria o uso normal ou severo, pelo menos at√© hoje n√£o¬†os vi¬†em nenhum deles. Ent√£o vou explicar: Quando indico aos meus clientes a troca do √≥leo do motor aos 5.000, eles sempre rebatem que trocam aos 10.000 Km porque eles s√≥ usam o carro na cidade, n√£o fazem trilhas e n√£o viajam muito, pois apesar dos anos de uso, a quilometragem do ve√≠culo √© baixa. Ent√£o, a√≠ √© que est√° o problema. O motor de combust√£o interna a Diesel ou ciclo Oto(gasolina, √°lcool ou flex), √© uma m√°quina t√©rmica, que para um perfeito funcionamento e perfeita queima de combust√≠vel necessita alcan√ßar uma temperatura pr√≥xima aos 95 graus cent√≠grados, e esta s√≥ √© alcan√ßada ap√≥s alguns minutos de funcionamento em rota√ß√Ķes constantes. A lubrifica√ß√£o do motor √© promovida por um filme de √≥leo que elimina o contato entre as partes m√≥veis do motor e isto s√≥ acontece alguns segundos¬†ap√≥s da partida do mesmo. Vamos portanto fazer uma simula√ß√£o. O cliente funciona o motor de seu ve√≠culo, e em poucos minutos, ele parte para o trabalho e roda uns 5 a 7 km e logo para e desliga o motor. O que aconteceu no motor? Ao dar partida ele girou uns 3 a 5 segundos sem a plena lubrifica√ß√£o, o motor n√£o aqueceu o suficiente e rodou com rota√ß√Ķes vari√°veis e por curto espa√ßo de tempo, o combust√≠vel nestas condi√ß√Ķes n√£o √© totalmente queimado, aderindo √†s paredes dos cilindros condensado e descendo para o c√°rter e contaminando e diluindo¬†o √≥leo do motor.¬†No que desligamos o motor, a pel√≠cula ou filme de √≥leo √©¬†interrompida e as partes m√≥veis se acomodam, e¬†ao darmos novamente a partida, temos uma abras√£o por contado das partes, o que provoca o desgaste dos √≥rg√£os m√≥veis do motor o que tamb√©m contamina o √≥leo lubrificante com limalhas met√°licas. Ent√£o a conclus√£o √≥bvia √© que o uso severo do ve√≠culo √© no percurso urbano, pois¬† para o motor o funcionamento por longos per√≠odos seria o ideal, motivo pelo o qual m√°quinas agr√≠colas e de constru√ß√£o civil tem um contador de horas ao inv√©s de um od√īmetro.

Artigo escrito por: Rogério A. Macedo

 
 
 
 
 

 

© Rogerio Motors. 55 31 3416-7052 | 55 31 3077-5590
Avenida Ivaí - 905 - Dom Bosco - Belo Horizonte - Minas Gerais.